sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Relato da Assembleia de Freguesia

A Assembleia de Freguesia de Santa Cruz reuniu, em sessão ordinária, no último dia de Setembro. Pela primeira vez, foi uma sessão descentralizada, o que mereceu o louvor por parte dos eleitos do BE, CDU e PS. O local onde se realizou – Sport Clube de Coselhas – apresenta condições precárias. A sua direcção foi prestável.
A presença de alguns fregueses com as suas propostas e questões trouxe uma outra dinâmica à sessão. Mais uma razão para se fazerem sessões descentralizadas, de modo a haver maiores laços de proximidade. Foi reafirmada a necessidade de se fazer melhor divulgação das sessões nos placards da Junta de Freguesia.
Depois de aprovada a Acta da sessão anterior, o deputado eleito pelo BE fez a seguinte intervenção sobre a Comissão Social de Freguesia (CSF):
“Tendo em conta que, no dia 26 de Julho, a Câmara Municipal de Coimbra aprovou um Plano de Desenvolvimento Social (PDS) para o quadriénio 2010/13. Considerando que o PDS é um instrumento de planeamento estratégico para o combate à pobreza e à exclusão social que envolverá todos os membros da Rede Social.
Tendo sido aprovada, há nove meses, por unanimidade, uma Recomendação para a criação da Comissão Social de Freguesia com a missão de elaborar um diagnóstico da realidade social e planear uma intervenção articulada com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações.
Solicita-se que o executivo da Freguesia de Santa Cruz preste uma informação actualizada sobre o andamento deste processo e o seu enquadramento no PDS.”
Sobre este assunto, o presidente da Junta de Freguesia afirmou que iria ser dado andamento ao processo da criação da CSF, mesmo que algumas das instituições ainda não tenham manifestado vontade de participar.
Seguiu-se a apresentação de propostas de melhoramentos, por parte das várias forças políticas. Eis a lista: colocação de um semáforo no cruzamento da rua de Aveiro com a rua Figueira da Foz; construção de um passeio na rua Figueira da Foz até ao cruzamento da Casa do Sal; colocação de iluminação junto das passadeiras da Av. Fernão Magalhães e na Ladeira de Santa Justa; colocação de números nos edifícios, em Coselhas; colocação de grelhas nos boeiros da Joalto; reparação da rede e estores na EB1 da Pedrulha; limpeza da Ribeira de Coselhas; colocação de mais bancos nas paragens de autocarros.
A CDU apresentou duas moções: uma, sobre a avaliação dos funcionários da Junta de Freguesia, que obteve 10 votos a favor e 1 abstenção; outra, sobre a requalificação dos Parques Infantiis da Conchada e EB1 da Pedrulha, cujo texto acabou por ser modificado com alterações sugeridas pelo PS e BE, votada por unanimidade.







Sem comentários:

Enviar um comentário