quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Assembleia Municipal chumba Referendo para horários das Grandes Superfícies

A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou, ontem, uma moção apresentada pelo grupo municipal do PS que propunha a deliberação de «não iniciar o procedimento conducente à organização de um referendo local, visando obter resposta para a seguinte questão: “Em Coimbra, as grandes superfícies devem ser obrigadas, entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro, a fechar aos domingos e feriados nacionais a partir das 13h00?”».
A realização de um referendo local para a aprovação, ou não, da abertura das grandes superfícies comerciais do concelho aos domingos e feriados nacionais durante todo o dia - recorde-se que, antes, já estavam abertas até às 13h00 - foi chumbada com os votos da maioria de esquerda (PS, CDU e Bloco de Esquerda) existente na Assembleia Municipal de Coimbra e do independente Torres Farinha.
Apresentada por André Oliveira, a moção socialista, aprovada com 33 votos a favor e 30 votos contra, informava entender que «o executivo pela proximidade da comunidade que administra e, após reunir com as associações do sector em questão, estará em condições de decidir sobre o assunto».
Serafim Duarte criticou o facto de o executivo municipal ter tirado «do seu chapéu de prestigiador uma intenção referendária, precisamente sobre uma questão que lhe compete em primeira instância tomar uma decisão política responsável e por ela se responsabilizar», com o deputado municipal do Bloco de Esquerda a acrescentar que «não [deve] procurar, com subterfúgios demagógicos, furtar-se às suas responsabilidades».
O comunista Pinto Ângelo defendeu que «as grandes superfícies não deviam estar abertas também aos domingos de manhã». O deputado da CDU revelou-se «contra a abertura e o referendo». «Não concordo com a consulta popular sobre matérias que são de alguma complexidade e que não podem ter uma abordagem muito pessoal, mas política face aos interesses em confronto», prosseguiu.

Diário de Coimbra de 7/10/2010
Escrito por João Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário