segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Relato da Assembleia de Freguesia (1)

A Assembleia de Freguesia de Santa Cruz reuniu, em sessão ordinária, no último dia de Setembro. Sendo a primeira Assembleia de Freguesia descentralizada, mereceu palavras de louvor, por parte dos eleitos do BE, CDU e PS.
O local – Sport Clube de Coselhas – apresenta condições precárias. A sua direcção foi prestável e afável. Mais uma razão para se fazerem sessões descentralizadas, de modo a haver maiores laços de proximidade.
A presença de alguns fregueses, com as suas propostas e questões, trouxe uma outra dinâmica à sessão. Foram feitos reparos para a necessidade de melhor divulgação das sessões nos placards da Junta de Freguesia.
Depois de aprovada a Acta da sessão anterior, o deputado eleito pelo BE fez a seguinte intervenção sobre a Comissão Social de Freguesia (CSF):
“Tendo em conta que, no dia 26 de Julho, a Câmara Municipal de Coimbra aprovou um Plano de Desenvolvimento Social (PDS) para o quadriénio 2010/13. Considerando que o PDS é um instrumento de planeamento estratégico para o combate à pobreza e à exclusão social que envolverá todos os membros da Rede Social.
Tendo sido aprovada, há nove meses, por unanimidade, uma Recomendação para a criação da Comissão Social de Freguesia com a missão de elaborar um diagnóstico da realidade social e planear uma intervenção articulada com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das populações.
Solicita-se que executivo da Freguesia de Santa Cruz preste uma informação actualizada sobre o andamento deste processo e o seu enquadramento no Plano de Desenvolvimento Social acima referido.”

Sobre este assunto, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz afirmou que iria ser dado andamento ao processo da criação da CSF, mesmo que algumas das instituições ainda não tenham manifestado vontade de participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário