quinta-feira, 7 de julho de 2011

Votação da moção sobre Horta Social de Freguesia:Chumbinhos dados nos sapatos!

Tendo em conta o agravamento das condições sócio-económicas das populações e a necessidade de se encontrarem respostas concretas para o combate à crise, o deputado do BE apresentou, dia 30 de Junho de 2011, na Assembleia de Freguesia de Santa Cruz, uma Moção para a criação de uma Horta Social de Freguesia.

A apresentação desta Moção teve em consideração o facto de a agricultura urbana ser um projecto sustentável, que pode fomentar um amplo convívio e a educação ambiental das pessoas e famílias carenciadas, para além de poder ser concretizado com o apoio técnico de um grupo da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Seguiu-se um período de discussão, de onde se destacaram os seguintes argumentos:

“Vontade de regresso ao passado!” (Presidente da Junta) - Eis o retorno a um velho papão.

“É extemporânea!” (Presidente da Mesa) - Eis um argumento de pouco peso.

“É utópica!” (elemento do PS) - Eis uma ideia de quem já não ousa.

“Vem de baixo para cima! Mas é da responsabilidade da Câmara!” (elemento da CDU) - Eis um argumento de quem continua com alguns telhados de vidro.

Depois, procedeu-se à votação da Moção, que obteve os seguintes resultados: seis votos contra (4 PSD, 1 CDS e 1 PS), quatro votos a favor (1 BE, 2 PS e 1 PSD) e três abstenções (2 CDU e 1 PS). Esta Moção foi chumbada, mas é fácil de constatar que alguns votos foram uma espécie de chumbinhos dados nos sapatos.

Finalmente, o deputado do BE propôs que, na Ordem de Trabalhos da próxima Assembleia de Freguesia, a realizar em finais de Setembro, fosse incluído um ponto sobre “Hortas Urbanas”, que deverá contar com a presença de elementos da Escola Superior Agrária. O assunto é de uma actualidade que merece maior reflexão….

Sem comentários:

Enviar um comentário