terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

BE na freguesia presta contas

Bloco na freguesia:
Uma nova força que se sente!
Após as eleições autárquicas de 2009, a composição da Assembleia de Freguesia de Santa Cruz é a seguinte: 6 eleitos/as pela coligação PSD/CDS, 4 pelo PS, 2 pela CDU e 1 pelo BE. O Bloco estreou-se assim na Assembleia desta freguesia.
O pontapé de saída, dado na reunião para eleger a Mesa da Assembleia, foi um episódio caricato, mas merece alguma reflexão: uma maioria (7 do PS, CDU e BE) absteve-se e a minoria (6 do PSD/CDS) ganhou a Mesa.
Ao longo de um ano, o BE apresentou várias propostas de mudança (e não uma mera listagem de mercearia), defendendo a aproximação entre eleitores/as e eleitos/as, lutando pela manutenção dos serviços públicos e por um ambiente mais sustentável.
Criticámos os cabazes de Natal. Propusemos a criação da Comissão Social de Freguesia. Introduzimos a descentralização das Assembleias no Regimento. Lutámos contra a privatização da Água. Defendemos o Metro Mondego. Ajudámos a elencar os pontos negros da freguesia. Batalhámos por uma rede de oleões, a nível da freguesia.
Sente-se uma nova força nesta Assembleia de Freguesia. Passou-se um ano e um outro já cá está. Continuaremos a lutar com dinamismo por uma gestão mais transparente, que dê voz aos fregueses e às freguesas.
30 Dezembro de 2009:
Cabazes de Natal não são solução!
No final de cada ano, torna-se vulgar assistir á distribuição de cabazes de Natal, como se esse gesto resolvesse os problemas da pobreza. Trata-se de uma espécie de rebuçados de Natal e de uma certa propaganda junto de quem tem os sentidos arruinados, os empregos perdidos e vive numa miséria envergonhada ou despida. "Tempos difíceis!", diria Charles Dickens. É necessário um verdadeiro espírito da solidariedade e vontade de vencer a indiferença produzida pela ideologia que trata as pessoas como meros números e sem um pingo de humanidade.
30 Dezembro de 2009:
Comissão Social de Freguesia
A Assembleia de Freguesia aprovou, por unanimidade, uma Recomendação apresentada pelo BE sobre a criação da Comissão Social de Freguesia, tendo em conta o agravamento das situações de pobreza e exclusão social e considerando a necessidade de se encontrarem soluções locais para problemas locais.
14 Janeiro de 2010:
Descentralização dos Locais de Reunião
A Assembleia de Freguesia aprovou, com 7 votos a favor (BE, CDU e PS) e 6 contra (CDS e PSD), uma Recomendação apresentada pelo BE sobre locais de reunião, tendo em conta a necessidade de descentralizar reuniões da Assembleia, criando factores de proximidade com as populações da freguesia.
29 Abril de 2010:
Contra a Privatização da Água
A Assembleia de Freguesia aprovou, com 7 votos a favor (BE, CDU e PS), 5 contra (PSD) e 1 abstenção (CDS), uma Moção apresentada pelo BE contra a privatização da Água, considerando-a um bem comum e de todos, cuja gestão deverá permanecer num serviço público.
29 Abril de 2010:
Contra a Suspensão ou Amputação do Metro
A Assembleia de Freguesia aprovou, por unanimidade, uma Moção apresentada pelo BE, manifestando o repúdio pela suspensão ou amputação do Metro Mondego, considerando-o um projecto de mobilidade sustentável, que visa a melhoria da vida de milhares de cidadãos
30 Setembro de 2010:
Lista de Pontos Negros
Falta de saneamento básico na Pedrulha; necessidade de obras na EB1 da Pedrulha e no Parque Infantil da Conchada; necessidade de semáforo no cruzamento da rua de Aveiro com a rua Figueira. da Foz; falta de passeio na rua Figueira da Foz; falta de iluminação nas passadeiras da Av. Fernão Magalhães e na Ladeira de Santa Justa; falta de números nos edifícios de Coselhas.
28 Dezembro de 2010:
Rede de Oleões na Freguesia
A Assembleia de Freguesia aprovou, com 11 votos a favor e 1 abstenção, uma Recomendação apresentada pelo BE sobre a criação da rede de oleões em 10 locais da freguesia, tendo em conta a necessidade da implementação de um sistema de recolha dos óleos alimentares usados, que possa contribuir para a defesa do ambiente e da saúde pública.
28 Dezembro de 2010:
Orçamento e Plano para 2011
O Plano para 2011 parecia ser uma cópia do anterior com algumas novidades, mas mantendo um rol de acções já anunciadas. Cerca de 50% das despesas do Orçamento destinam-se a diversas construções, mas não se descortina quanto se destina a cada obra. Abstivemo-nos na votação.

Sem comentários:

Enviar um comentário