sexta-feira, 18 de junho de 2010

Água: pressão aumenta e tubagem não aguenta

Três roturas, num só dia. Duas na baixa (ruas da Sofia e Simões de Castro) e uma em Santa Clara, próximo do Portugal dos Pequenitos. O transtorno, sobretudo nesta última, foi imenso, tendo-se registado mesmo algumas inundações.
Em causa estão as mudanças em curso, no sistema de abastecimento de água à cidade. A empresa Águas de Coimbra (AC) reforçou as equipas de reparação, mas admite que situações destas podem repetir-se. Segundo fonte da empresa municipal, o problema começou com a entrada em funcionamento de um novo reservatório, na Boavista, gerido pela Águas do Mondego. Ora, este megatanque está a uma cota mais elevada, pelo que a pressão da água, introduzida na rede da cidade, aumentou, nos últimos dias. O resultado é que, onde as tubagens são mais frágeis, surgem roturas.
Esta situação está a obrigar a AC a repensar a calendarização do grande projecto de remodelação geral da rede, que está a ser implementado por fases. É que a substituição das condutas das áreas mais baixas do concelho – como as que romperam ontem – só está contemplada na quinta fase, prevista para entrar em concurso em Março de 2011, mas que pode vir a ser antecipada.
Para já, contudo, é a quarta fase que avança. O concurso público, lançado pela AC, foi publicado em DR, esta semana. Ao todo, vão ser 4.790 metros de condutas de distribuição que serão remodeladas por abertura de vala, enquanto 13 quilómetros de condutas serão substituídas sem ter que abrir valas (pipe-bursting). Além das condutas, a adjudicação vai contemplar ainda a remodelação de ramais de água, assim como a execução ou remodelação de redes de drenagem. A base de licitação é de 1,9 milhões de euros.

in Diário As Beiras – Paulo Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário