quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Relatos da Assembleia de Freguesia

Assembleia de Freguesia descentralizada
No dia 29 de setembro, realizou-se mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Santa Cruz. Desta vez, a reunião teve lugar no Centro Operário Católico, situado na Conchada.
Para além dos/as eleitos/as e do executivo, verificou-se a presença de oito fregueses que colocaram questões pertinentes ou fatos de interesse para a freguesia. Mais uma razão para se manterem estas reuniões descentralizadas.
Recorda-se que, sob proposta do representante do BE na Freguesia de Santa Cruz e aprovado por uma maioria, o Regimento da Assembleias de Freguesia passou a incluir um ponto sobre este assunto.
Hortas Urbanas: sessão em outubro
Havendo interesse em
aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno da agricultura urbana e alargar o debate na freguesia, o representante do BE apresentou uma proposta para a realização de uma sessão pública sobre Hortas Urbanas, no dia 17 de outubro, às 21h30, em local a determinar.
O texto referia que o Executivo da Freguesia deveria convidar 3 elementos para essa sessão: um representante do GRAU, um representante da ACTUAR e o vereador da Habitação da Câmara Municipal de Coimbra.
Depois de discutida, a proposta foi aprovada por maioria, obtendo 8 votos a favor (1 BE, 2 CDU, 4 PS e 1 PSD) e 5 abstenções (1 CDS e 4 PSD).

Reforma Administrativa: Grupo de Trabalho
Constatando-se a necessidade de ajustamentos no funcionamento das freguesias e do aprofundamento da democracia local, o representante do BE apresentou uma proposta para que se constituísse um grupo de trabalho (com representantes de todas as forças políticas) para, no prazo de 90 dias, ajudar a elaborar uma posição deste órgão sobre a reforma da administração local.
Depois de discutida, esta proposta foi aprovada por maioria, tendo obtido 8 votos a favor (1 BE, 2 CDU, 4 PS e 1 PSD), 2 contra (1 CDS e 1 PSD) e 3 abstenções (3 PSD).

Sem comentários:

Enviar um comentário