quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Associação Cigana de Coimbra homenageou cidadãos

A Associação Social, Recreativa e Cultural Cigana de Coimbra homenageou, no passado sábado, dia 11 de Dezembro, os seguintes cidadãos que têm «lutado pelas causas ciganas», em Portugal: Carlos Miguel, Mirna Montenegro, João Antunes, Sérgio Aires, Alexandra Castro, Olga Mariano, João Seabra e Piménio Teles.
Foto: Carlos Miguel, presidente da CM de Torres Vedras

«Existe trabalho de muita gente que, na maior parte dos casos, são cidadãos desconhecidos», afirmou Rei Neves, tesoureiro da Associação. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, de origem cigana, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem, agradecendo a distinção e defendendo que «todos têm que se abrir aos outros».

Foto: Mirna Montenegro - Instituto Comunidades Educativas
Perante dezenas de pessoas, os promotores entregaram troféus com símbolos da cultura cigana e da própria associação, às pessoas distinguidas «pelas suas actividades e intervenção em prol da cidadania igualitária». A cerimónia incluiu uma intervenção musical em que Henrique Barbosa cantou algumas canções, acompanhado à viola por um amigo, seguida de um lanche.

A Associação Social, Recreativa e Cultural Cigana de Coimbra, que congrega cidadãos ciganos e não ciganos, é agora presidida por Osvaldo Grilo. Foi fundada há 11 anos e tem a sua sede num edifício do Bairro da Rosa, a norte da cidade.
A seguir será postado um interessante texto, por mim traduzido: “O holocausto cigano”.




Sem comentários:

Enviar um comentário